Turma 80C pensando no trabalho a ser feito para o 4 de julho. Acervo Pessoal. |
Na quinta-feira, 28 de junho, as bolsistas foram a Escola
Estadual de Ensino Médio Presidente Vargas. Desde o início do ano, elas têm
observado duas turmas, sendo de dois anos diferentes, uma é a oitenta C e a
outra é a noventa B. Antes da ida a escola, todas as pibidianas do Inglês do
núcleo de linguagem da Universidade de Caxias do Sul, se encontraram para
planejar uma atividade referente ao quatro de julho. As bolsistas consideram
trabalhar com esse dia pois o quatro de julho é uma das datas comemorativas
mais importantes nos Estados Unidos. Nesse dia, é comemorado, de diversas
maneiras, o aniversário da independência do país, sendo isso a representação de
uma demonstração cultural que é necessário ser introduzida para eles terem mais
conhecimento de mundo e interesse por outras culturas. De início, nosso
objetivo era levá-los à sala de informática para os alunos fazerem uma pesquisa
sobre o que é o dia e como ele é comemorado em diferentes cidades. As cidades
que escolhemos para os alunos trabalharem foram: New York, Chicago, Los
Angeles, Orlando, San Francisco, e Washington D.C. As cidades seriam escolhidas
através de sorteio. Os alunos seriam divididos em grupos de 3 a 5 alunos cada,
e cada grupo seria responsável pela pesquisa de uma dessas cidade e depois pela
a elaboração de uma atividade para apresentar para as Americanas no dia 4 de
julho (próxima semana). As atividades foram diferentes devido ao conteúdo visto
em cada ano. O nono ano teve como atividade o planejamento de uma viagem para
os Estados Unidos no feriado do dia 4 de julho, pois eles estão trabalhando com
o will e going to (tempos verbais usado para representar o futuro). No oitavo,
a atividade solicitada foi a elaboração de panfletos, convites, eventos
referentes a essa data, pois eles estão estudando o presente simples (tempo
verbal usado para representar rotinas e fatos). Todavia, devido à reforma que
está ocorrendo na escola, a sala de informática estava inacessível para fazer a
pesquisa. Por isso, as pibidianas de inglês elaboraram alguns tópicos em inglês
para introduzi-los sobre o que o quatro de julho representa. Também trabalharam
as estratégias de leitura que foram ensinadas a eles desde o início do ano pela
professora titular. Trouxemos uma folha com os tópicos para cada aluno, as duas
turmas foram cooperativas, porém o oitavo ano demonstrou muito mais interesse
pela compreensão do texto do que o oitavo. Ambas as turmas conseguiram entender
as informações. O sorteio das cidades foi feito logo após a leitura do texto e
fomos aconselhadas pela professora titular a fazer trios em vez de grupos. Eles
utilizarão a próxima aula para concluir a atividade e apresentação para as
americanas no dia 4 de julho.
Bolsistas: Giovana Marca e Juliane Salvador
Escola e projeto: Escola Estadual Presidente Vargas - PIBID
Supervisor: Tiago Vinícius Cidade
Série: 8º ano – Turma 80C / 9ºano – 90B
Número de alunos: 48 alunos
Revisão: Tiago Vinícius Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário