quarta-feira, 3 de julho de 2019

FOURTH OF JULY PART 1/2 (Turmas 80C e 90B)


Turma 80C pensando no trabalho a ser feito para o 4 de julho. Acervo Pessoal.

Na quinta-feira, 28 de junho, as bolsistas foram a Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Vargas. Desde o início do ano, elas têm observado duas turmas, sendo de dois anos diferentes, uma é a oitenta C e a outra é a noventa B. Antes da ida a escola, todas as pibidianas do Inglês do núcleo de linguagem da Universidade de Caxias do Sul, se encontraram para planejar uma atividade referente ao quatro de julho. As bolsistas consideram trabalhar com esse dia pois o quatro de julho é uma das datas comemorativas mais importantes nos Estados Unidos. Nesse dia, é comemorado, de diversas maneiras, o aniversário da independência do país, sendo isso a representação de uma demonstração cultural que é necessário ser introduzida para eles terem mais conhecimento de mundo e interesse por outras culturas. De início, nosso objetivo era levá-los à sala de informática para os alunos fazerem uma pesquisa sobre o que é o dia e como ele é comemorado em diferentes cidades. As cidades que escolhemos para os alunos trabalharem foram: New York, Chicago, Los Angeles, Orlando, San Francisco, e Washington D.C. As cidades seriam escolhidas através de sorteio. Os alunos seriam divididos em grupos de 3 a 5 alunos cada, e cada grupo seria responsável pela pesquisa de uma dessas cidade e depois pela a elaboração de uma atividade para apresentar para as Americanas no dia 4 de julho (próxima semana). As atividades foram diferentes devido ao conteúdo visto em cada ano. O nono ano teve como atividade o planejamento de uma viagem para os Estados Unidos no feriado do dia 4 de julho, pois eles estão trabalhando com o will e going to (tempos verbais usado para representar o futuro). No oitavo, a atividade solicitada foi a elaboração de panfletos, convites, eventos referentes a essa data, pois eles estão estudando o presente simples (tempo verbal usado para representar rotinas e fatos). Todavia, devido à reforma que está ocorrendo na escola, a sala de informática estava inacessível para fazer a pesquisa. Por isso, as pibidianas de inglês elaboraram alguns tópicos em inglês para introduzi-los sobre o que o quatro de julho representa. Também trabalharam as estratégias de leitura que foram ensinadas a eles desde o início do ano pela professora titular. Trouxemos uma folha com os tópicos para cada aluno, as duas turmas foram cooperativas, porém o oitavo ano demonstrou muito mais interesse pela compreensão do texto do que o oitavo. Ambas as turmas conseguiram entender as informações. O sorteio das cidades foi feito logo após a leitura do texto e fomos aconselhadas pela professora titular a fazer trios em vez de grupos. Eles utilizarão a próxima aula para concluir a atividade e apresentação para as americanas no dia 4 de julho.

Bolsistas: Giovana Marca e Juliane Salvador
Escola e projeto: Escola Estadual Presidente Vargas - PIBID
Supervisor: Tiago Vinícius Cidade
Série: 8º ano – Turma 80C / 9ºano – 90B
Número de alunos: 48 alunos
Revisão: Tiago Vinícius Cidade   

Nenhum comentário:

Postar um comentário